Conheça a Letícia e o Léo

Olá!

Eu sou a Letícia!

A personagem virtual do Colégio Curitiba!

Eu auxilio as pessoas nos meios digitais do Colégio Curitiba, na internet e até mesmo na rádio da escola!

Eu fui desenvolvida na disciplina de Programação para estimular o bom uso das mídias digitais! Legal, né?

Conto com vocês!

Como estimular o bom uso das mídias digitais?

A Letícia e o Léo surgiram com o intuito de estimular o bom uso da internet por parte dos alunos.

Ela é um personagem, totalmente digital, com voz, aparência e personalidade jovem.

Nas redes sociais, a Letícia compartilha diversos conteúdos científicos, educacionais e curiosidades com a comunidade escolar, além dos recados, tanto nos meios digitais quanto físicos, em conteúdos impressos.

O Léo é um pouco mais tímido, focando em materiais de divulgação impressos e imagens do colégio.

Tudo isso com um único objetivo: Passar a ideia de que a internet deve ser aproveitada ao máximo, para estudar e se entreter, mas sempre focando em seu uso moderado e produtivo.

Você conhece a Letícia e o Léo?

Eles são personagens virtuais da nossa escola e se comunicam, especialmente pelos meios digitais, com os nossos estudantes.

Letícia é muito curiosa e inteligente. Ela ama falar e integra ativamente o podcast, narração de vídeos e os áudios da escola. Ela também interage pelas redes sociais e compartilha muitas curiosidades no Instagram.

O Léo ama ouvir músicas e podcasts. Está sempre de fone de ouvido (exceto em aula). Ele possui Transtorno do Espectro Autista (TEA). É muito inteligente, porém mais tímido, atuando mais nas publicações impressas e nas postagens do Instagram.

No nosso site e no grupo “Curitiba em Ação!”, no WhatsApp, você encontra as figurinhas dos personagens para utilizar.

Sobre os personagens

A Letícia e o Léo foram criados pelo professor Marcelo Bussola, na disciplina de Programação e Tecnologia Computacional, atualmente chamada de Pensamento Computacional, com o objetivo de cumprir algumas orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular, que aborda a importância do pensamento computacional e da cultura digital na contemporaneidade (BRASIL, 2018, p.474) definindo este último termo como:

cultura digital: envolve aprendizagens voltadas a uma participação mais consciente e democrática por meio das tecnologias digitais, o que supõe a compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, a construção de uma atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, aos usos possíveis das diferentes tecnologias e aos conteúdos por elas veiculados, e, também, à fluência no uso da tecnologia digital para expressão de soluções e manifestações culturais de forma contextualizada e crítica.

Cultura digital, portanto, entra no contexto de trazer um pensamento mais crítico sobre os meios digitais, bem como, aproveitá-los de forma mais produtiva e consciente, percebendo os impactos singulares e coletivos da globalização na sociedade.

A Letícia, portanto, interage pelos meios digitais com a comunidade escolar, através de recados e recomendações de conteúdos, reposts de stories e publicações, trazendo um conteúdo educacional e atrativo, em especial para o público jovem.  A Letícia é muito curiosa, ama tecnologia, esportes, artes e literatura.

Além disso, a voz digital da Letícia traz os recados por meio da narração de vídeos e vinhetas para os alunos, seja nas mídias sociais ou na rádio da escola. A personagem conta ainda com figurinhas para WhatsApp e papéis de parede para celulares.

A ideia é que ambos os personagens tenham 12 anos

Conheça também a disciplina de Pensamento Computacional.

Referência

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Acompanhe a Letícia nas redes sociais

LinkFacebookYouTubeTikTok

Colégio Estadual Curitiba

Até o ano de 2022 o Colégio Curitiba era "Escola Curitiba". Com a oferta do Novo Ensino Médio em Tempo Integral, a partir do ano de 2023, nos tornamos Colégio Curitiba.

Confira nossa história aqui.

Somos Integral +

Oferta Educação em Tempo Integral para instituições com turmas de ensino fundamental e/ou ensino médio em turno único, com uma Matriz Curricular composta da Base Nacional Comum Curricular e de componentes da Parte Diversificada, visando à formação do estudante em suas múltiplas dimensões.